quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"A PRIMEIRA MULHER QUE SE DEDICOU A MATEMÁTICA".


Nós Mulheres temos mesmo um lugar nesse mundo desde de sempre (eu pelo menos fico orgulhosa por isso) estava eu pesquisando sobre um filme que estou muito interessada a ver acabei pesquisando sobre ele e acabei achando interessante o assunto dessa mulher Hypatia eu que sou "muito informada" achei interessante contar um pouco da História dela, e no final falo que filme é.

A vida de Hypatia era enriquecida com uma paixão para o conhecimento. Ela era a filha de Theon, que foi considerado um dos homens mais educados em Alexandria, Egito.Theon era bem conhecido e professor da matemática na universidade de Alexandria. Theon e Hypatia deram forma a uma ligação forte enquanto ensinou a Hypatia seu próprio conhecimento e compartilhou de sua paixão na busca para respostas ao desconhecido. Enquanto Hypatia cresceu, começou a desenvolver um entusiasmo para a matemática e as ciências (astronomia e astrologia), conta a lenda que ela ganhou terras para a família não com a força, e sim pela sua capacidade de resolver problemas de área de figuras irregulares usando a quadratura.

Hypatia se transformasse em uma oradora profunda. Os povos de outras cidades vieram estudar e aprender dela. Os estudos de Hypatia incluíram a astronomia, o astrologia, e a matemática.Ela foi conhecida mais para o trabalho que fez na matemática do que na astronomia. Ela era a primeira mulher para ter um impacto tão profundo na sobrevivência do pensamento adiantado na matemática.

Sobre hypatia:

"Hipátia distinguiu-se na matemática, na astronomia, na física e foi ainda responsável pela escola de filosofia neoplatônica - uma extraordinária diversificação de atividades para qualquer pessoa daquela época. Nasceu em Alexandria em 370. Numa época em que as mulheres tinham poucas oportunidades e eram tratadas como objetos, Hipátia moveu-se livremente e sem problemas nos domínios que pertenciam tradicionalmente aos homens. Segundo todos os testemunhos, era de grande beleza. Tinha muitos pretendentes mas rejeitou todas as propostas de casamento. A Alexandria do tempo de Hipátia - então desde há muito sob o domínio romano - era uma cidade onde se vivia sob grande pressão. A escravidão tinha retirado à civilização clássica a sua vitalidade, a Igreja Cristã consolidava-se e tentava dominar a influência e a cultura pagãs."

(Se interessou em saber mais? eu sim) Então o Filme que conta um pouco da Historia dessa mulher inteligentíssima ,eu acho pelo menos ,é ALEXANDRIA ou ÀGORA.

Você pode assistir ao trailer do filme sobre ela no link www.youtube.com/watch?v=nSTkMYECxX4
Bjoss Andreza

Nenhum comentário: